Rio de Janeiro em 3 dias – RJ

Sendo este um dos destinos mais visitados do Brasil e do mundo, não é fácil montar um roteiro ideal para conhecer o Rio de Janeiro em 3 dias. A cidade atrai público de todos os tipos. Existem opções para todos. Então resolvi dar algumas sugestões de roteiros básicos na capital para quem tem poucos dias.

Esse é um roteiro básico pra ser visto em um fim de semana no Rio de Janeiro. Com pelo menos 3 dias cheios livres aproveitando um feriado nacional. A dica é chegar na quinta à noite e ir embora no domingo à noite também (ou segunda pela manhã). A dica principal é ficar hospedado na zona sul (veja aqui os principais hotéis nessa região). O que posso dizer é que acordando cedo dá para fazer tudo que eu sugeri no mesmo dia. Aproveitem.

1º dia – A primeira parada pode ser o Pão de Açúcar logo pela manhã. Quando descer almoce ali embaixo mesmo nos restaurantes da Urca e siga para o Cristo Redentor (tente ver o pôr-do-sol lá de cima, é incrível). Compre ingresso antecipado para evitar filas e poupar tempo.

2º dia – Pela manhã vá ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro e aproveite que vai estar perto para dar uma volta pela Lagoa Rodrigo de Freitas. Você pode pegar uma das bicicletas da Bike Rio para fazer esse trajeto. Escolha um quiosque/restaurante que te agrade, e almoce com vista pra Lagoa. De lá vá para as Praias da Zona Sul. Comece pelo Leme e visite o Forte do Leme para umas fotos, passe por Copacabana, tire foto do famoso Copacabana Palace e dê uma paradinha também no Forte de Copacabana. Vale a pena entrar e ver o visual de toda a praia e dos canhões da fortaleza. Tem uma Confeitaria Colombo por lá para uma parada estratégica de fazer um lanche. Se ainda der tempo, continue seu passeio até o Leblon, mas volte para Ipanema e termine seu dia assistindo ao pôr-do-sol no Arpoador.

3º dia – Vale a pena tentar ir tomar um café da manhã no Parque das Ruinas (Rua Murtinho Nobre 169 – Santa Teresa) que tem uma vista incrível para o Cristo Redentor, além da Catedral Metropolitana, dos Arcos da Lapa, da Baía de Guanabara, do Pão de Açúcar, de Niterói, e muito mais. Depois disso aproveite para dar uma volta a pé por Santa Teresa, e descer até a Lapa pela famosa Escadaria Selarón e dar uma volta pelo Centro Histórico do Rio. Esse roteiro é uma verdadeira viagem no tempo bem no coração do Rio de Janeiro, passando por diversos casarões, monastérios, praças, etc.

Pão de Açúcar, visto do Cristo Redentor - RJ

Pão de Açúcar, visto do Cristo Redentor – RJ

Quer um dia com mais aventura?

As opções são muitas, mas difícil vai ser escolher o que fazer no Rio de Janeiro em 3 dias. Vá fazer um voo de asa-delta ou parapente. Você pode contratar o passeio na Praia de São Conrado. Mas se quiser apenas curtir o visual, também vale a pena subir até a Pedra Bonita. Mas também tem que ser de carro e você vai precisar reservar pelo menos uma manhã inteira para isso. Ou se você é realmente radical, tire 1 dia inteiro para fazer a Trilha da Pedra da Gávea. Além de longa é bastante cansativa.

Quer uma tarde tranquila? Opte por fazer um passeio de barco pela Baía de Guanabara, que vai te levar até as ilhas que tem em frente a Copacabana e Ipanema. Ou pegar uma bike e pedalar pela orla das praias da Zona Sul, começando do Leblon e indo até o Leme.

Ou ainda ir fazer um tour nas praias selvagens do Rio de Janeiro, pro lado de Grumari, Prainha e Abricó. São simplesmente as praias mais lindas do Rio!

Dicas de Noitadas no Rio de Janeiro

Se você ficar hospedado perto de Santa Teresa ou Lapa, a noite por lá é bem agitada. Na Lapa a diversão é garantida. Tem bar, botecos e festas pra todos os públicos e gostos musicais. As boas pedidas são os shows do Circo Voador ou da Fundição Progresso. Tem sempre algo legal acontecendo por lá.

Se estiver hospedado pela zona sul, o Baixo Gávea e o Baixo Leblon atraem a garotada em busca de diversão e azaração. Os bares e baladas de Copacabana são totalmente democráticos. As boates de Ipanema e da Lagoa são diversão garantida!

Mas se você curte o Carnaval do Rio de Janeiro, e depois de tanto agito durante o dia ainda tiver disposição, aproveite para assistir aos ensaios das escolas de samba. O preço médio do ingresso é entre R$20 – R$40. Veja nos sites das escolas o calendário com a programação anual: Salgueiro, Mangueira, Mocidade, Portela, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Vila Isabel.

Escolhendo onde se hospedar no Rio de Janeiro

São tantas as opções de hospedagem no Rio de Janeiro, que é difícil indicar as melhores. Pra mim, a melhor hospedagem está relacionada ao bairro que você quer ficar, a segurança para sair e chegar a qualquer hora do dia e da noite, a proximidade dos atrativos que você quer visitar, a oferta de transportes públicos, e é claro, ao preço que você está disposto a pagar. Afinal de contas, estamos vivendo um momento “Rio Surreal” com os valores praticados por aqui.

Uma dica rápida é: se é a sua primeira vez no Rio de Janeiro, eu recomendo ficar hospedado em algum lugar pela Zona Sul. Os pontos mais procurados pelos turistas são os bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon. Além de ser praticamente “pé na areia”, eles ficam mais próximos dos principais pontos turísticos e a facilidade de locomoção é excelente, tanto com ônibus, táxi, metrô ou bicicletas.

* Este roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro foi gentilmente cedido por Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras

2 comentários sobre “Rio de Janeiro em 3 dias – RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *